Bolos de coco com cardamomo



Nesta época dominada pelas pastelarias de influência francesa, inglesa e nórdica, às vezes apetece-me partir à descoberta dos ingredientes e tradições mediterrânicas. E entenda-se por "mundo" mediterrânico todos os países cuja história e cultura foram ou são condicionadas por esse Mar.
Descobri recentemente o blog de Sawsan, uma palestiniana a viver na Jordânia. É dela esta receita de bolos de coco tradicionais de Gôa, na India. Experimentem!



Ingredientes:
150 gr. de coco ralado
250 gr. de semolina de trigo
250 gr. de açúcar branco
180 ml. de água
Uma pitada de sal
30 gr. de manteiga sem sal derretida
2 ovos grandes
1 1/2 colher de chá de cardamomo em pó

Preparação:
1. Processar o coco no processador de alimentos até obter uma textura uniforme de pequenos flocos. Não moer até formar uma pasta. Reservar.
   Nota: Se usarmos coco ralado desidratado ou coco ralado, é necessário reidratar o coco, adicionando cerca de 1/2 chávena de água quente para 2 chávenas de coco ralado e deixar descansar por cerca de meia hora. Depois de meia hora, escorrer o excesso de água. O objectivo é ter coco húmido e não molhado.
2. Colocar a semolina numa frigideira em fogo médio, durante 2 a 3 minutos, até começar a libertar o seu aroma e começar a mudar de cor. Transferir a semolina para uma tigela e reservar.
3. Na mesma frigideira, despejar a água e adicionar o açúcar. Levar a lume médio até o açúcar se dissolver completamente e a solução começar a formar um xarope ligeiro e aguado. Retirar do lume.
4. Adicionar a semolina tostada e misturar bem. Em seguida, adicionar o coco, o sal, e a manteiga derretida e misturar bem. Colocar a frigideira de volta em fogo médio e sem parar de mexer esperar até a massa começar a ligar. Isto deve levar cerca de 2 a 3 minutos.
5. Tirar a frigideira do lume e deixar arrefecer. Transferir para uma tigela e reservar no frigorífico por, pelo menos, 8 horas, de preferência durante a noite. Este descanso irá permitir à semolina absorver a humidade, o que resultará em biscoitos mais macios e fofos.
6. No dia seguinte, retirar a massa do frigorífico e deixar repousar até voltar à temperatura ambiente. Bater levemente os ovos com um garfo para quebrá-las e adicionar à massa. Adicionar o cardamomo em pó e misturar bem com uma colher de pau ou garfo.
7. Reservar esta massa ligeiramente húmida e pegajosa no frigorífico por cerca de meia hora, para que a massa prenda um pouco.
8. Pré-aquecer o forno a 180 ° C. Preparar os tabuleiros.
9. Retirar a massa do frigorífico e formar pequenas bolas levemente achatadas.
10. Decorar o topo, marcando um xadrez com uma faca de mesa.
11. Colocar a massa moldada nos tabuleiros, deixando um pequeno espaço entre os bolos. Assar por cerca de 20 a 25 minutos, até os bolos se apresentarem dourados. Deixar arrefecer completamente.