Bolo dos anjos

O "Angel food cake" é um bolo clássico, que sempre me impressionou. Este bolo é ideal para aproveitar claras, as quais até podem já ter estado congeladas, e oferece uma textura muito leve, próxima do Molotof.
As grandes dificuldades colocadas por este bolo são a necessidade de usar uma tigela e formas suficientemente grandes, e a adição da farinha e do açúcar em pó. É importante não trabalhar em demasia a massa, fazendo com que perda ar.






Ingredientes:
12 claras de ovo
1 colher de chá de extracto de baunilha
135 gr. açúcar em pó
135 gr. farinha sem fermento
120 gr. açúcar
80 gr. mel

Preparação:
1. Deixar as claras repousar à temperatura ambiente cerca de 30 minutos, numa tigela com capacidade para 3 litros. Entretanto, juntar a farinha e o açúcar em pó e peneirar 2 vezes.
2. Aquecer o forno a 180.ºC.
3. Bater  as claras com a baunilha, em velocidade média, até formar picos suaves.
4. Adicionar o mel e depois o açúcar lentamente, 2 colheres de sopa de cada vez, e continuar a bater até formar picos firmes.
5. Adicionar a farinha e o açúcar em pó às claras, em quatro vezes, envolvendo delicadamente com o auxílio de uma escumadeira (é importante que a massa mantenha o ar e leveza).
6. Colocar a massa numa forma com chaminé central não untada ou enfarinhada (evitar as formas antiaderentes), e picar a massa com uma faca para retirar eventuais bolsas de ar.
7. Colocar na grelha mais baixa possível do forno e deixar cozer durante 40 a 45 minutos.
8. Quando o bolo estiver dourado e oferecer resistência ao toque, retirar de imediato do forno e inverter a forma sobre a bancada. O bolo irá arrefecer na posição invertida para manter a estrutura leve e fofa.
9. Quando o bolo estiver frio, passar uma faca afiada à volta do bolo para facilitar o desenformar.